martes, 26 de mayo de 2015

México oferece bolsas de estudo em 70 universidades

Há alguns anos atrás, estudar fora do Brasil era sinônimo de perseverança, oportunidade, diferencial e também, dificuldade. Este último, se dava por causa dos valores excessivos cobrados por cursos de graduação, especialização, mestrado ou doutorado, quanto maior o título, mais caro o curso. Assim como, as despesas com hospedagem, alimentação e passagens aéreas.
O que se vê nos dias de hoje, é o oposto. Qualquer pessoa que esteja dentro dos critérios estabelecidos pela instituição, e neste sentido, a burocracia não corresponde ao que vemos no Brasil, pode sim, formar-se e titular-se no exterior com bastante facilidade.
Por isso, se você procura por uma especialização, mestrado, doutorado ou até mesmo, pós-doutorado em uma universidade estrangeira, deixo aqui uma dica. O México é uma opção! O governo de lá está com inscrições abertas até 31 de agosto para estudantes internacionais, inclusive brasileiros, e as oportunidades estão disponíveis em mais de 70 universidades do país.
As bolsas são concedidas para os seguintes programas:
Mobilidade para licenciados e pós-graduação: de 3 a 6 meses
Investigação nos níveis de graduação e pós-doutorado: de 1 a 12 meses
Especialização: um ano
Mestrado: dois anos
Doutorado: três anos
Especialidades médicas e subespecialidades: três anos.
Um dos requisitos essenciais para disputar uma vaga é saber falar espanhol fluentemente; além de ter se formado na graduação ou na pós com no mínimo nota oito. O processo seletivo envolve análise de documentos, incluindo histórico escolar e currículo profissional, e envio de carta de motivação e de aceitação da universidade. Os nomes dos selecionados serão divulgados em novembro. As bolsas incluem, além das taxas e mensalidades da universidade, passagens aéreas e ajuda de mensal de custo. Veja os detalhes aqui.

¡Nos vemos!